© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
Please reload

PROCURE POR TAGS: 

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Cabelos #1 - Dicionário Capilar

30.07.2017

E aí,blz?

 

 
   Tô sumida eu sei (me julguem), mas hoje depois de passar um tempo sem saber sobre o que escrever, vim falar com vocês sobre cabelos (Dããã jura? nem tá no título né kkk). Mais especificamente sobre os termos que usamos nesse mundo cabelístico e que podem deixar muita gente confusa. Claro que vou explicar o básico de cada termo, sem me aprofundar muito. 
   Então se você ta chegando agora nesse mundo dos cabelos e quer saber de tudo pra cuidar cadaves melhor do seu queridinho, ou se você quer apenas entender o que diabos as pessoas estão dizendo quando usam esses termos, ou se você tá só de passagem por aqui mesmo mas acha que todo aprendizado é válido, vamos lá aprender: 

 

  • Cronograma Capilar (CC): é uma rotina de cuidados onde intercalamos hidratação (H), nutrição (N) e reconstrução (R) de maneira pré determinada semanalmente de acordo com cada cabelo e geralmente dura um mês. 

  • Hidratação (H): é o tratamento que usamos para repor a água do cabelo, ela é o único tratamento que não pesa no cabelo e não dá excesso, sendo assim é a que fazemos com mais frequência no CC. 

  • Nutriçao (N): nesse tratamenro a gente repõe óleos no cabelo, pode ser feita com máscaras a base de óleos ou com umectção usando óleos vegetais 100% puros. Essa pode pesar um pouco nos cabelos se feita com muita frequência, geralmente é feita uma vez por semana. 

  • Reconstrução (R): aqui vamos repor a massa do cabelo para que ele não fique elástico e quebradiço. Os repositores mais conhecidos são a queratina, a arginina, os aminoácidos. Esse é o tratamento que pesa mais fácil e é o que mais varia no CC, vai desde uma vez por semana (cabelos muito destruidos de química) a uma vez por mês (em cabelos mais saudáveis). Em excesso pode deixar o cabelo muito rígido e quebradiço. 

  • Transição Capilar: é o processo onde se passa do cabelo liso não natural para o natural, pode ser de química ou de escova e chapinha. É um processo lento e demorado (pode levar até dois anos para a transiçao completa) que requer muitos cuidados, muito foco e muiiiita paciência.

  • Big Chop (BC): é o grande corte, quando se corta toda a parte com química e deixa somente a parte natural. Algumas pessoas invés de cortar tudo de uma vez no BC, dividem em dois ou três cortes a remoção da química. 

  • Classificação de texturas: é como diferenciamos os tipos de ondas e cachos que cada cabelo forma. tipo 2 são cabelos ondulados, 3 são cacheados e 4 são os crespos. E cada tipo se subdivide em A, B e C de acordo com a intensidade (não consegui pensar em outra palavra) das ondas ou cachos formados, e geralmente as cabeças tem mais de um tipo de cabelo (claaaro que isso vai render um post só pra isso). 

  • Finalização: é a forma como finalizamos depois de lavar, pode ser com apenas um produto ou com  vários produtos em determinada ordem ou em outra. Pode ser somente amassando, fazendo fitagem, fitagem estruturada ou rake and shake. Enfim, são várias formas de finalizar, mas isso já é assunto pra outro post. 

  • Texturização: é uma forma de finalizar, mas nessa o fomato natural é alterado. Pode ser com fontes de calor como babyliss, chapinha ou secador ou sem calor como coques, tranças, bobs, canudos e etc. É muito utilizada por quem está na transição pois iguala as texturas diferentes que ficam nessa fase.  

  • Day After: é o dia seguinte ao dia da lavagem, ou os dias seguintes. Geralmente quando os nossos queridos cabelitchos pedem um pouco de definição. Um bom day after depende de muitas coisas, produtos usados na finalização, a própria finalização e até mesmo o que fazemos com o cabelo na hora de dormir. Mas isso tbm é assunto pra outro post. 

  • Low Poo: é uma técnica de lavagem dos cabelos onde se utiliza shampoos sem sulfatos, os shampoos utilizados tem outros componentes limpantes menos agressivos que o sulfato. 

  • No Poo: é uma ténica de lavagem também, mas aqui não se utiliza nenhum tipo de shampoo,lava-se apenas água, com chás ou com condicionadores, entre outras formas,mas sempre sem nenhum shampoo. 

  • Co-wash: é a forma de lavagem dos cabelos mais comum entre as pessas que praticam o no poo, onde o cabelo é lavado com o condicionador,mas não pode ser qq condicionador não, só pode usa os liberados para no poo. 

  • Liberados: os liberados para no poo são produtos que em sua composição tem apenas componentes que podem ser retirados só com água. Alguns são liberados apenas para low poo, daí quer dizer que não podem ser retirados só com água, mas que também não precisam do sulfato para limpar. 

  • Proibidos: são produtos que tem em sua composição algum componente que só pode ser retirado do cabelo ou couro cabeludo com uso de shampoo com sulfato. 

  • Efeito Rebote: esse efeito ocorre quando há um acúmulo de resíduos no cabelo e couro cabeludo. Pode ressecar, ficar pesado, pode não responder direito aos tratamentos, enfim, pode parecer que todo seu esforço não ta servindo de nada. Mas sem desespero, um shampoo anti resíduos pode ajudar. 

 

   Bom gente, claro que alguns desses tópicos ai em cima eu falei bem superficialmente, só o básico mesmo e como eu disse tenho muito mais coisa pra falar, então depois eu faço posts específicos pra cada um deles que eu achar que tenho que explicar melhor (porque já deu de textão por hoje). E claro também que tem muitas outras coisas, que vou ter que fazer outro post depois,mas achei essas as mais básicas. 


Espero que gostem e voltem sempre, até o próximo. 
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now